• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/19

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

19 Cards in this Set

  • Front
  • Back

Filósofo de língua francesa, importante pensador sobre a cultura digitalcontemporânea, escreveu "Cibercultura".

Pierre Lévy

Norteamericano, escreveu "Como nós pensamos", em 45, onde imagina um dispositivo chamado "Memex"

Vannevar Bush

Arquiteto, cunhou o termo "arquitetura da informação". Fundouo TED.Paul

Saul Wurman

Belga, imaginou a "cidade do conhecimento", que serviria de repositório central de informação do mundo todo.

Paul Otlet

Dentre outras funcionalidades, as formas de entrada de dados, os padrões de intercâmbio, e a interface com os produtores de informações. As diferentes origens dos conteúdos (fontes internas e externas, gestores, outros sistemas), bem como as definições de suas características (natureza, tipologia, formato, suporte) identificadas no nível estratégico servirão como subsídio para o desenho deste modelo

modelo de captura

O que torna o hipertexto no mundo online revolucionário é que existem conexões entre as várias escalas que um itinerante da web faz em sua busca ou navegação. Esses vários destinos não são fortuitos ou aleatórios (como no caso do "zapping" na televisão), mas ligados por vínculos de associação.

Correto

O usuário que pratica "surf na web" utiliza as mesmas ferramentas com potenciais idênticos ao praticar o "zapping" na televisão.

Incorreto

A expressão "surf na web" passou a ser vista como uma extensão da variedade televisiva, como uma adaptação do hábito ou rotina do "surf em canais de televisão", porém em um entorno digital.

Correto

"Surf na web" e o "zapping em canais de TV" são atividades genuinamente diferentes; imaginá-las como equivalentes é ignorar a especificidade de cada meio.

Correto

O link deve ser compreendido como um recurso sintético, que une múltiplos elementos num mesmo tipo de unidade ordenada, conceito e ferramenta essencial para a Arquitetura da Informação.

Correto

O modelo de ... deve prever, dentre outras funcionalidades, as formas de entrada de dados, os padrões de intercâmbio, e a interface com os produtores de informações. As diferentes origens dos conteúdos (fontes internas e externas, gestores, outros sistemas), bem como as definições de suas características (natureza, tipologia, formato, suporte) identificadas no nível estratégico servirão como subsídio para o desenho deste modelo.

captura

O modelo de ..., como o próprio nome indica, concentra-seno tratamento dos conteúdos, e engloba basicamente três módulos: (1) arepresentação, (2) a organização e (3) o armazenamento das informações.

tratamento

O modelo de ... trata da recuperação e disseminação das informações. Modelam-se neste ponto os produtos e serviços de informação que o sistema deve gerar a partir das demandas definidas no nível estratégico.

comunicação

Seu diferencial diante das propostas mais antigas é que esta não trata da solução de problemas, mas antes da intermediação entre pessoas. A abordagem está mais ligada a arte do que a ciência. Sua principal preocupação é com o usuário e a maneira como um produto proporciona ações em conjunto entre pessoas e sistemas. Assinale a opção que corretamente faz relação ao conceito acima:

Design de interação

não é um esquema de organização exato

Espaço

Maneira em que um usuário se sente sobre o uso de um sistema, website, aplicativo, ou qualquer outro produto ou serviço.

UX



c. Uma das coisas desconcertantes com relação ao software de agente é a pouca maleabilidade da representação superficial do próprio agente

incorreta:

Berners-Lee postula que o primeiro passo para que se consiga organizar a informação na web, é de maneira geral torná-la inteligivel para maquinas, mas que para que isso possa acontecer deve-se "quebrar" um paradigma que vem com quatro estágios primordiais. Quais são estes estágios?





b. Informações organizadas de forma de texto armazenadas em Banco de Dados; Uso do Padrão XML; Taxonomia em documentos controlados; Ontologias e regras

Na arquitetura da informação o designer digital pode trabalhar no desenvolvimento de um ou vários recursos para:

Sistematizar uma grande quantidade de conteúdo e informações, possíveis em um sistema dehipermídia